Pesquise no google através do Jampa blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O profissional de rádio e tv


Vou falar um pouco sobre a profissão que escolhi como estudante universitário, radiojornalista. De forma bem resumida posso dizer que o profissional de rádio e TV é o responsável por produzir e criar materiais de mídia eletrônica, como vinhetas, chamadas e programas, elaborando e editando peças a serem transmitidas no rádio ou na TV. Pode também escrever roteiros de programas, trabalhar junto à coordenação e à direção ou no setor administrativo de uma produtora independente e em agências de propaganda e marketing. A expansão de novas tecnologias, como a internet, o celular e a mídia alternativa, significa maior campo de trabalho para esse profissional.

Para ser um profissional da área de rádio e tv é necessário estar informado sobre as novas tecnologias e formas de mídias alternativas. Outras características necessárias são:

  • Capacidade de organização
  • Capacidade de observação
  • Visão de projeto
  • Detalhismo
  • Perfeccionismo
  • Habilidade de coordenação
  • Disciplina
  • Pró-atividade
Para ser um profissional de rádio e TV é necessário diploma de curso superior em Rádio e TV, com a duração média de quatro anos. O curso oferece ao aluno uma formação que visa a integração no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, devido ao surgimento de diversas mídias alternativas. Algumas matérias que fazem parte da grade curricular são: teoria da comunicação, história da rádio e tv, introdução às mídias eletrônicas, comunicação comparada, técnicas de roteirização, economia, métodos e técnicas de pesquisa, cultura brasileira, ciência política, projetos experimentais, entre outras.

Então é isso pessoal, esse é o meu ramo profissional, no qual trabalho atualmente...mesmo que de forma simplória e resumida.

texto retirado de:http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=662
editado por Ranieri J. N. Morasis

Nenhum comentário:

Postar um comentário