Pesquise no google através do Jampa blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

morte e vida de João Pessoa


Histórico - João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Umbuzeiro (PB), em 1878. Era sobrinho do ex-presidente da República Epitácio Pessoa e sobrinho-neto do barão de Lucena. Formou-se em direito em 1904.

Foi Ministro civil do Superior Tribunal Militar onde se aposentou para ser candidato a Presidente do Estado da Paraíba, eleito em 1928. Em 1929, começou um processo de eleição para o novo presidente da república. Existia a chamada aliança café-com-leite, pela qual São Paulo e Minas se revezavam no exercício da Presidência da República.

Esse acordo era apoiado por Epitácio Pessoa. Washington Luiz então, rompeu o acordo e indicou como seu candidato à Presidência outro paulista, de nome Júlio Prestes, João Pessoa inconformado com tal atitude, NEGOU o apoio da Paraíba a candidatura de Prestes, apoiando a candidatura de Getúlio Vargas que era Gaucho, naquelas eleições de 1º de março de 1930.

João Pessoa teve coragem cívica de passar um telegrama ao Governo Federal negando qualquer tipo de apoio, daí o famoso NEGO, inserido na bandeira da Paraíba, num vermelho de sangue e preto de luto.

Em 26 de julho de 1930, o presidente do Estado e candidato a vice-presidente da República, João Pessoa foi assassinado, no Centro de Recife, por João Duarte Dantas, seu adversário político. A morte de João Pessoa foi considerada o estopim da Revolução de 1930 levando Getúlio Vargas ao poder. A Capital, antes chamada de Paraíba, recebeu então o nome de João Pessoa em sua memória e homenagem.

E no dia de hoje, 26 de Julho de 2010, uma solenidade no Palácio da Redenção, no centro da Capital, marcou a manhã na Praça que leva o nome do homenageado do dia. Durante a solenidade o Governador José Targino Maranhão, ressaltou a importância de valorizarmos os ícones locais como o próprio João Pessoa.

“João Pessoa não tinha medo de enfrentar desafios e nem de contrariar os poderosos. O ano de 1930 terá sempre destaque no Brasil e no Estado da Paraíba. Foi esta data que estabeleceu o voto da mulher, o voto secreto, a legislação trabalhista. Foram tratados os direitos sociais.

A cada dia 26 de julho, a Paraíba possa expressar essa lembrança e, sobretudo, invocar o exemplo de João Pessoa para todo o Estado. Precisamos valorizar cada vez mais os homens que fizeram a nossa história”, finalizou.

Hoje João Pessoa é o nome da minha cidade, a minha Capital do meu Estado Paraibano, e cresce cada vez mais rumo a um futuro cheio de prosperidade e desenvolvimento. Essa cidade tão querida por muitos que veêm a passeio e acabam ficando. Essa que foi considerada em 1992, na ECO 92, a 2ª cidade mais verde do mundo, é o ponto extremo oriental das Américas, cidade patrimônio histórico e cultural do meu País.
Por tudo isso e muito mais, essa cidade merece respeito, atenção, e um olhar especial de todos nós que a fazemos e amamos.

4 comentários: