Pesquise no google através do Jampa blog
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Brasil dá adeus à África do Sul
O sonho do hexa acabou. Pelo menos nesta Copa. A seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para a Holanda e está eliminada do Mundial-2010.
Após um primeiro tempo brilhante, com jogadas criativas e um gol de Robinho logo aos 10min, o Brasil perdeu a cabeça ao tomar o empate aos 8min da segunda etapa. A partir daí, a equipe, que até então vinha anulando o ataque holandês, mostrou nervosismo, errou muitos passes e passou a cometer faltas desnecessárias.
Uma delas resultou na expulsão de Felipe Melo. O volante, que deu uma bela assistência para Robinho marcar, acabou o jogo como um dos vilões da partida. Além de ter sido expulso cinco minutos após a Holanda ter marcado o segundo gol, com Sneijder, foi um dos responsáveis pelo primeiro tento laranja, ao desviar de cabeça a bola para o gol de Julio Cesar. O goleiro saiu mal do gol e admitiu a falha. "Não me entendi naquele lance com o Melo", disse Julio, logo após o apito final, enquanto chorava a derrota.
A Holanda não mostrou um futebol superior ao do Brasil. Robben, o craque do time, foi parado pela defesa brasileira, mas o descontrole emocional demonstrado pelos canarinhos foi um dos principais motivos que levaram à precoce eliminação do Brasil na Copa da África do Sul. A Laranja Mecânica, por sua vez, se vingou pelas Copas de 1994 e 1998, quando foi eliminada pelos sul-americanos, nas quartas de final e nas semifinais, respectivamente. Os holandeses enfrentam, na próxima fase, o vencedor do confronto entre Gana e Uruguai.
Agora só nos resta esperar por 2014 !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não sou nenhum analista futebolístico, mas o tempo que joguei com o prof Dimas, no CEFET, me deram consciencia suficiente para fazer algum comentário.
ResponderExcluirDurante todo o dia ouviu-se centenas de pessoas encaminhando a culpa para A ou B. Dentre todos, os mais cotados foram, obviamente, Dunga e Felipe Melo. Travei até um discusso que me rendeu quase toda a tarde quando um primo negou-se a aceitar que a culpa era do treinador, atribuindo 100% da responsabilidade ao volante expulso.
Ora, desde a convocação para a copa que, pelo menos aqueles mais sensatos, se colocaram contra a lista do técnico Dunga.
Ao priorizar Doni (goleiro) em detrimento de Felipe, do Corinthians, o treinador já sinalizava que não daria ouvidos a torcida e nem muito menos a imprensa. Logo, deixou de fora Ronaldinho Gaúcho, Adriano e fracionou o trio que tinha tudo pra dar certo na Africa do Sul, deixando Neymar e Ganso fora do chamado.
Dunga apostou que seu time se daria bem em cima de seleções como Portual, Holanda, Espanha, Alemanha e Argentina, se garantindo em dois nomes que pouco fizeram nesta copa e já não vinham fazendo boas atuações anteriormente, Kaká e Luis Fabiano.
Oras, se preferiu contar com a sorte, teve o azar de ver Elano fora de uma partida que necessitaria dos melhores entre os 11 e, deu no que deu!
Sem opção no banco, foi um tanto quanto fraco ao não trocar Felipe Melo, homem bomba e já com um amarelo nas costas, por Nilmar, e, perdendo a partida, contar com 3 atacantes.
Não foi Felipe Melo o culpado pela derrota do Brasil. O treinador é o cara que tira e coloca quem quiser, na hora que bem entender. Não tirar um jogador explosivo, num momento de tensão e já amarelado pelo juiz foi, no meu entendimento, ou omissão, ou inexperiencia.
Logo, depois dessa minha reflexão, não seria sincero comigo mesmo se não apontasse o treinador como o culpado pelo fracasso brasileiro. Mas entendo que outros fatores contribuíram para a derrota.