Pesquise no google através do Jampa blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

INFORMATICA - Como escolher um monitor


Os monitores deixaram de ser somente um dispositivo que funciona em conjunto com o computador. Modelos mais novos integram receptor de sinal de TV, reproduzem conteúdo em alta definição, em 3D e contam com conexões digitais compatíveis com conteúdo em Blu-ray e videogames.
Cada modelo de monitor é indicado para um tipo diferente de usuário. O tamanho de tela, a resolução máxima suportada, entre outras funções adicionais fazem a diferença durante o uso. O iG reuniu alguns modelos com diferentes características. Veja a lista abaixo com dicas para escolher o seu próximo monitor.

Tecnologia
A dica aqui é evitar a todo custo os monitores de tubo (CRT). Eles não são mais fabricados, mas ainda é possível encontrá-los em sites de leilão com preços muito baixos. Entretanto, a economia não vale a pena. Monitores básicos de LCD já estão numa faixa de preço acessível.

A tecnologia mais moderna do mercado está nos monitores de LED. Essa evolução do LCD proporciona telas mais finas e com melhor contraste. Monitores LED costumam ser mais caros e a diferença de qualidade é mais perceptível em filmes e games. Quem vai usar um monitor apenas para trabalho pode optar por um LCD.

Formato
Há dois formatos de monitor, 4:3 e 16:9. O primeiro formato é mais quadrado e imita a proporção de tela das TVs antigas. Já o formato 16:9 (widescreen) está presente na maioria dos monitores LCD atuais e é mais adequado para ver filmes e jogar.

Resolução
Quanto maior o número de pixels, mais detalhada é a imagem. O padrão Full HD exige resolução acima de 1920 x 1080 pontos.

Conexões
Entradas HDMI e DVI também são compatíveis com tocadores de Blu-ray e videogames. Estas conexões são melhores do que a antiga D-Sub (mais conhecida como VGA), que é analógica.

Frequência e tempo de resposta
São métricas que indicam a atualização da tela. Quanto maior a freqüência e menor o tempo de resposta, haverá menos efeito “fantasma” e cintilação. Mas para o usuário comum essas características são irrelevantes.

Escolha o monitor de acordo com seu perfil
Escolher um monitor de acordo com o perfil do usuário é a melhor forma de equilibrar custo e benefício do equipamento. Adquirir um modelo básico para o quem trabalha com edição de vídeos, por exemplo, pode limitar os recursos gráficos necessários para atividades importantes. Veja abaixo os principais perfis de uso de monitor.

fonte: IG Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário