Pesquise no google através do Jampa blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Médicos do “Arlinda Marques” rechaçam acusações de Ricardo em Nota de Esclarecimento

As equipes de cirurgia cardíaca, pediatras intensivistas, enfermagem e fisioterapia do Hospital Arlinda Marques, refutaram acusações do candidato ao Governo do Estado pela Coligação Uma Nova Paraíba, Ricardo Coutinho, de que aquele complexo pediátrico não estaria realizando cirurgias cardíacas e que as crianças com cardiopatia congênita estariam sendo encaminhadas para outros Estados; que a UTI cárdio infantil estaria funcionando de forma irregular e que as informações sobre procedimentos e funcionamento da UTIC eram mentiras.
Em Nota de Esclarecimento elaborada no último dia 08 e distribuída nesta quinta-feira (14), os profissionais de saúde desmontam as acusações de Ricardo Coutinho, ponto por ponto; explicam como funciona o complexo pediátrico Arlinda Marques; informam sobre a realização de 81 cirurgias, muitas delas de cardiopatias congênitas e restabelecem, por fim, a verdade dos fatos.

Abaixo, na íntegra, a Nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em virtude da entrevista concedida pelo candidato ao Governo do Estado da Paraíba, Sr. Ricardo Coutinho, transmitida pela TV Máster no dia 05/10/2010, onde o mesmo fez as seguintes afirmações:
1. Que o Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM) não estaria realizando cirurgias cardíacas, e que as crianças com cardiopatia congênita continuam sendo encaminhadas para outro Estado;
2. 2. Que a UTI – Cárdio Infantil estaria funcionando de forma irregular, sem plantonistas e recebendo os pós-operatórios de pacientes estáveis proveniente de Recife e outros centros; e
3. 3. Que as informações sobre os procedimentos e funcionamento da UTIC eram mentiras criadas pela atuação da atual gestão estadual.
Nós profissionais de saúde que integramos este serviço nos sentimos na obrigação de esclarecer o que realmente é a VERDADE. A UTIC está em funcionamento desde agosto de 2009 e, desde aquela data, em nenhum momento esteve com sua escala sem plantonistas. Foram realizadas 81 cirurgias, muitas delas de cardiopatias congênitas consideradas complexas, uma média de quase duas cirurgias por semana com índice de êxito comparável aos grandes centros nacionais.
O que realmente é verdade é que, desde o início do seu funcionamento, não houve preocupação da Prefeitura Municipal em credenciar este serviço no CPAM, situação que faz com que nenhuma cirurgia tenha sido paga desde então, fato que até o momento não impediu que continuássemos trazendo esperança para as famílias que possuem crianças cardiopatas.
O CPAM tem se esforçado ao máximo para cumprir sua missão, prover os serviços de alta complexidade no que se refere à saúde da criança e do adolescente nas áreas de neurocirurgia, ortopedia, cirurgia pediátrica, otorrinolaringologia e cirurgia plástica. Queremos crer que as insinuações inverídicas e até maldosas devem ser combatidas com a verdade, e servir de instrumento para nos motivar e melhorarmos ainda mais, continuarmos trazendo o sorriso para o ser humano em seu momento de vida mais importante.

João Pessoa, 08 de outubro de 2010

EQUIPE DE CIRURGIA CARDÍACA
EQUIPE DE PEDIATRAS INTENSIVISTAS
EQUIPE DE ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA
DA UTI CARDIOLÓGICA DO COMPLEXO PEDIÁTRICO
ARLINDA MARQUES
Por Tião Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário